terça-feira, agosto 21, 2007

Poço Largo

Pintura de Maria Zulmira

O Poço Largo é actualmente um dos monumentos mais conhecidos da Freguesia de Casa Branca, devido à sua forma arquitectónica menos usual. Construído durante o séc. XIX, foi este poço outrora muito importante, pois era a principal fonte de abastecimento de água potável para toda a população. Este monumento compõe-se de quatro poços, com uma única nascente, sobressaindo ao centro uma pirâmide, da qual se destaca um poço em cada um dos lados.

2 comentários:

rosa disse...

Aqui brinquei muitas vezes, gostava de ouvir o eco que fazia.
Tempos inesquecíveis.Sabe porque encontrei o seu blog ?Fui ao Google ver de fotos de Casa Branca,para fazer um trabalho no meu blog,quando me deparei ,com este. Fiquei pasmada!Gostei mesmo e fiquei feliz.Ninguém consegue esquecer a terra que nos viu nascer.Eu lembro-me duma família Varela. Será que é a sua?

Zuzu-luz azul.blogspot.com disse...

Rosa
O blog é do meu primo José Manuel Varela de Almeida, eu vou responder-lhe à sua pergunta.
Há 4 ou 5 famílias Varela nesta pequenina aldeia do Alentejo. O nosso apelido vem do meu bisavô Jacinto André Varela, que veio da Azaruja para trabalhar como escriturário da Herdade do Mouchão. Logo o nosso Varela não tem ligação às outras famílias Varela aqui de Casa Branca. Eu sou filha de Vitalino António Andrade e de Maria Amélia Rita Varela, chamo-me Maria Zulmira. Provavelmente é somos mais ou menos da mesma idade.